fixed gear portugal

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
fixed gear portugal

FIXED GEAR PORTUGAL


+6
haroman
Notabike!aLIFESTYLE!
hugokano
sotokai
joão
casainho
10 participantes

    A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar

    casainho
    casainho


    Mensagens : 75
    Data de inscrição : 18/06/2009

    A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar Empty A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar

    Mensagem  casainho Sáb Set 26, 2009 4:32 pm

    Eu moro em Águeda, terra onde já existiu uma forte indústria de produção de bicicletas. Cresci a ver as bicicletas pasteleiras e as de estrada, nunca tive dinheiro para comprar uma. Fartei-me de andar na bicicleta da minha avó (que não tinha mudanças) e fiz-lhes muitos recados, carreguei muitas cargas na bicicleta dela.

    Passei o último ano e meio a ir diariamente de bicicleta para o trabalho, transportando-me a mim e a ela no comboio. Não foi fácil, não é nada fácil ser-se diferente, e trabalhar num gabinete de desenvolvimento de engenharia electrónica (desenvolvendo produtos para a industria automóvel) e ir de bicicleta para o trabalho.

    Comprei uma bicicleta de estrada há uns meses atrás, passei a gostar muito desse tipo de bicicletas. Cada vez mais fiquei com vontade de ter uma igual às que vi na minha adolescência mas que não conseguia comprar. Por azar (ou sorte?), no Bicycle Film Festival em Lisboa, de há umas semanas atrás, roubaram-me a bicicleta de estrada - tinha de arranjar outra bicicleta de estrada, foi então que vi a oportunidade de arranjar uma fixed. Passei nas lojas de bicicletas e só vi das de estrada com linhas recentes, quadros grossos de alumínio ou de carbono, cheias de cores e letras, nada como eu gosto.

    Já há uns meses que vinha a falar com o Haroman, para me ajudar a montar uma fixed. Após várias conversas, decidi-me comprar uma bicicleta Órbita que ele tinha lá na garagem:

    A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar 3957048484_bd64c5037c_b
    Não sei onde é que o Haroman foi desencantar esta imagem :-)

    A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar Dscn0514mediumbz1
    Aqui a bicicleta como ela ma vendeu (excepto o selim). Ver mais fotos e informações da restauração desta bicicleta.

    A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar 3957004308_940a3a55be_o
    Opá!? o que é que a bicicleta faz em frente a loja RCicla :-) ?

    Eis a resposta:
    A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar 3956222099_3162d19905_o

    Resultado (quase) final:
    A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar 3956999746_e2fff30b30_o

    O meu objectivo na sexta-feira, era ir a Lisboa à RCicla apanhar a roda de trás montada e ir a Massa/Festa Crítica de Lisboa. Já na RCicla, viu-se a possibilidade de trazer a bicicleta já preparada como fixed. Acabou por um bocado à pressa pois eu queria mesmo ir à MC. No final fomos 4 ciclistas (3 fixed) desde a RCicla em Paço de Arcos até Lisboa no Marquês do Pombal, onde nos encontramos com um grande grupo de cerca de 190 ciclistas, era a MC!. Foi a doer a viagem entre Paço de Arcos e Marquês do Pombal... numa descida não consegui acompanhar os pedais e larguei-os, por sorte não estava nenhum carro à minha frente, e fui travando suavemente com o travão da frente, até conseguir parar.

    A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar 3957003974_76afe7dfc2_o
    Tirei várias fotos da RCicla, onde se podem ver componentes, bicicletas, e reciclagem. E também se vê o Kico a montar a roda.

    Um problema para resolver

    Apesar do Kico ter colocado a corrente do modo que lhe pareceu o melhor, a corrente saltou umas 5 vezes na nossa viagem entre Paço de Arcos e o Marquês de Pombal. Olhando para corrente parece estar bem, está bem alinhada e esticada (embora acho que possa ser ainda um pouquito mais esticada). O Kico disse que eventualmente poderá ser do quadro ser mais flexível e no momento de bloqueia a corrente saltar? ou então o prato(?) da pedaleira estar um pouco oval?

    Já alguém teve este probelma? alguma sugestão?


    Última edição por casainho em Dom Set 27, 2009 5:42 am, editado 1 vez(es)
    joão
    joão


    Mensagens : 949
    Data de inscrição : 21/12/2008
    Idade : 40
    Localização : aveiro.barna.paris

    A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar Empty Re: A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar

    Mensagem  joão Sáb Set 26, 2009 5:40 pm

    essa do quadro ser flexivel é engraçada. ahahah


    bom post meu!

    em relaçao à corrente saltar o mais provavel é nao estarem totalmente alinhados o cog e o prato ou então tens uma corrente fina (indicada para mudanças) montada num cog fixo 'grosso'. devias usar uma corrente de singlespeed/bmx ou entao, ter cog e prato da frente de espessura fina..3/32 (fino) em vez de 1/8 (grosso)
    casainho
    casainho


    Mensagens : 75
    Data de inscrição : 18/06/2009

    A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar Empty Re: A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar

    Mensagem  casainho Sáb Set 26, 2009 5:49 pm

    joão escreveu:em relaçao à corrente saltar o mais provavel é nao estarem totalmente alinhados o cog e o prato ou então tens uma corrente fina (indicada para mudanças) montada num cog fixo 'grosso'. devias usar uma corrente de singlespeed/bmx ou entao, ter cog e prato da frente de espessura fina..3/32 (fino) em vez de 1/8 (grosso)
    Bem, a olho, parecem estar bem alinhados.

    A corrente teve de ser nova, e é uma própria, para o cog. Só o prato da frente é que é o original (indicado para mudanças) - não tenho dinheiro para comprar as peças todas novas, preferi manter. Eu andei na bicicleta do Kico várias vezes, a que ele usa para cyclepolo, e tem o prato da frente como o meu, é a mesma situação, e segundo ele não deveria saltar.
    joão
    joão


    Mensagens : 949
    Data de inscrição : 21/12/2008
    Idade : 40
    Localização : aveiro.barna.paris

    A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar Empty Re: A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar

    Mensagem  joão Sáb Set 26, 2009 5:56 pm

    casainho escreveu:
    joão escreveu:em relaçao à corrente saltar o mais provavel é nao estarem totalmente alinhados o cog e o prato ou então tens uma corrente fina (indicada para mudanças) montada num cog fixo 'grosso'. devias usar uma corrente de singlespeed/bmx ou entao, ter cog e prato da frente de espessura fina..3/32 (fino) em vez de 1/8 (grosso)
    Bem, a olho, parecem estar bem alinhados.

    A corrente teve de ser nova, e é uma própria, para o cog. Só o prato da frente é que é o original (indicado para mudanças) - não tenho dinheiro para comprar as peças todas novas, preferi manter. Eu andei na bicicleta do Kico várias vezes, a que ele usa para cyclepolo, e tem o prato da frente como o meu, é a mesma situação, e segundo ele não deveria saltar.


    sim, se andares com uma corrente grossa em pratos finos nao faz mal, o contrario é que nao dá e pode fazer com que a corrente salte...senão for isso, não sei. estará bem esticada? o quadro nao está empenado? mas se bem que, se dizes que estão alinhadas e a corrente nao faz uma ligeira curva, não deve ser disso...poe fotos da linha de corrente!


    ah, uma coisa que podes fazer é virar a bike ao contrario e 'pedalar' com força durante um bocado com a mão e ver se a corrente salta e se sim, porquê
    sotokai
    sotokai


    Mensagens : 327
    Data de inscrição : 16/09/2009
    Localização : lisboa

    A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar Empty Re: A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar

    Mensagem  sotokai Sáb Set 26, 2009 7:41 pm

    tenho igualmente uma órbita que estou a alterar coma ajuda do kiko. Engraçado que as bicicletas devem ser da mesma época, pelo menos o símbolo da órbita é o mesmo (possivelmente tem mudado ao longo do tempo). No meu caso não vou colocar como fixed, porque não acho que tenha skills para a usar dessa forma no meu dia-a-dia, vou colocar single speed com coaster brake.
    joão
    joão


    Mensagens : 949
    Data de inscrição : 21/12/2008
    Idade : 40
    Localização : aveiro.barna.paris

    A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar Empty Re: A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar

    Mensagem  joão Dom Set 27, 2009 3:11 am

    sotokai escreveu:tenho igualmente uma órbita que estou a alterar coma ajuda do kiko. Engraçado que as bicicletas devem ser da mesma época, pelo menos o símbolo da órbita é o mesmo (possivelmente tem mudado ao longo do tempo). No meu caso não vou colocar como fixed, porque não acho que tenha skills para a usar dessa forma no meu dia-a-dia, vou colocar single speed com coaster brake.

    Ah, entao curtes o visual da coisa mas nao a funcionalidade? os skills aprendem-se
    mas concordo contigo que uma pessoa nao se deve mandar pa estrada em fixed gear sem se sentir confortavel e "em controlo", tal como os teus pais nao te deixaram andar na estrada assim q tiraste as rodinhas..ahahaha tou a gozar mas é verdade, a mecanica de andar fixo é bem diferente do freewheel
    hugokano
    hugokano


    Mensagens : 33
    Data de inscrição : 21/07/2009

    A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar Empty Re: A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar

    Mensagem  hugokano Dom Set 27, 2009 5:43 am

    Nas fotos não consigo ver mas se o prato da pedaleira está montado por fora a corrente pode saltar. Experimenta monta-lo da parte de dentro dos encaixes. A mim aconteceu-me o mesmo e um simples telefonema ao Kiko resolveu-me o problema. Mas se o Kiko diz que não sabe do que poderá ser...
    joão
    joão


    Mensagens : 949
    Data de inscrição : 21/12/2008
    Idade : 40
    Localização : aveiro.barna.paris

    A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar Empty Re: A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar

    Mensagem  joão Dom Set 27, 2009 6:23 am

    hugokano escreveu:Nas fotos não consigo ver mas se o prato da pedaleira está montado por fora a corrente pode saltar. Experimenta monta-lo da parte de dentro dos encaixes. A mim aconteceu-me o mesmo e um simples telefonema ao Kiko resolveu-me o problema. Mas se o Kiko diz que não sabe do que poderá ser...


    é preferivel mudares o eixo pedaleiro para 1 mais curto...se o prato nao fica alinhado na posiçao exterior, o melhor (e mais bonito) é trocares o eixo pedaleiro
    Notabike!aLIFESTYLE!
    Notabike!aLIFESTYLE!


    Mensagens : 221
    Data de inscrição : 04/04/2009

    A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar Empty Re: A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar

    Mensagem  Notabike!aLIFESTYLE! Seg Set 28, 2009 12:05 am

    vi a bike do casainho e a linha de corrente pareceu-me direita. Poderá ser o prato empenado. Mas só vendo de dia...e com mais atenção...
    avatar
    haroman


    Mensagens : 69
    Data de inscrição : 29/03/2009
    Localização : AVEIRO

    A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar Empty Re: A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar

    Mensagem  haroman Seg Out 26, 2009 3:08 pm

    Então como está a ficar a máquina?

    Sei que já lhe fizeste mais umas transformações. Estou curioso para ver fotos...
    casainho
    casainho


    Mensagens : 75
    Data de inscrição : 18/06/2009

    A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar Empty Re: A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar

    Mensagem  casainho Qua Nov 04, 2009 3:11 pm

    haroman escreveu:Então como está a ficar a máquina?

    Sei que já lhe fizeste mais umas transformações. Estou curioso para ver fotos...
    Hoje tentei apanhar a última luz amarela do dia, mas perdi-a quase na totalidade, ainda assim, aqui vai uma foto. Tenho de tirar mais, com mais cores ;-)

    A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar 4076233660_ac9c638cdf_o

    O "suporte ZOOM" do guiador foi o mais barato que encontrei na loja, após se ter partido o original da bicicleta ao apertar esse guiador que se vê na imagem. Supor foleiro esse "suporte ZOOM" - é um exemplo das linhas existentes agora no mercado de que eu não gosto.
    Já andei à procura nas lojas de um suporte, tenho de fazer outra tentativa. Apesar de não gostar da imagem desse ZOOM, a verdade é que o sinto bem robusto!

    O pneu da frente queria arranjar um todo preto.. e vai ter mesmo de ser visto que o actual tem um buraco na lateral - deve ter sido cortado por um vidro... sorte que uso a fita dura, ela está à vista no buraco, se não fosse ela, já tinha ficado a pé.

    Gosto do guiador, quero-o manter. Gostava de lhe colocar uma fita, mas, só acho que valeria a pena se fosse em pele. O mesmo para o selim, gostava de o forrar em pele.

    A corrente já me saltou mais umas 3 vezes, mas, já me apercebi que são em situações isso acontece. Há uns tempos decidi descer até à garagem da minha namorada, e aquilo é cimento e tem o raio de uns altos e baixos... a corrente deve ter saltado muito para cima e baixo e saiu, até que encravou e entortou 2 dentes da roda pedaleira da frente. Acabei por os endireitar com um alicate e deveria arranjar uma nova roda pedaleira para estar seguro...
    As outras vezes que a corrente me saltou, foram sempre em situações que em que me atrapalhei por alguma razão e/ou havia havia altos e baixos no piso...
    É só por causa disto que mantenho o travão à frente... nunca sei quando estou a fazer uma descida e me salta a corrente... (mas gostava de remover o travão da frente, faz uma grande diferença visualmente).

    E pronto, é isto. Mas eu pouco ligo à bicicleta, é mais para pegar e andar, nem a costumo limpar... e continuo a andar bastante de bicicleta, todos os dias ;-)

    E tem resultado exactamente como imaginava (referência a ela num outro fórum), muitos putos a olharem para ela, especialmente eles, os mais velhos nem olham. Mas era mesmo a atenção dos putos que eu queria, quero que eles desejem ter uma e percebam que andar de bicicleta é fixe, um estilo de vida, saudável, e não sinónimo de pobreza.
    casainho
    casainho


    Mensagens : 75
    Data de inscrição : 18/06/2009

    A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar Empty Re: A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar

    Mensagem  casainho Dom Mar 07, 2010 8:24 am

    Após vários meses de utilizar diariamente a bicicleta, partiu uma parte (que não sei o nome):

    A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar 4413270899_1f1bd29717

    A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar 4416252235_749074bcf2_o

    Basicamente nunca mais mexi na bicicleta, é sempre a andar e é fixe porque dá menos problemas e custos quando comparando com a minha antiga de estrada.


    Última edição por casainho em Seg Mar 08, 2010 5:43 am, editado 2 vez(es)
    joão
    joão


    Mensagens : 949
    Data de inscrição : 21/12/2008
    Idade : 40
    Localização : aveiro.barna.paris

    A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar Empty Re: A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar

    Mensagem  joão Dom Mar 07, 2010 8:27 am

    ??

    basteste com isso em alguma lado ou partiu sozinho??
    avatar
    Adamastor


    Mensagens : 40
    Data de inscrição : 18/12/2009
    Localização : Porto

    A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar Empty Re: A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar

    Mensagem  Adamastor Dom Mar 07, 2010 8:36 am

    Eh pah... brutal!
    avatar
    brt


    Mensagens : 151
    Data de inscrição : 15/09/2009

    A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar Empty Re: A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar

    Mensagem  brt Dom Mar 07, 2010 8:42 am

    nao partiste uma parte! partiste duas! lol
    casainho
    casainho


    Mensagens : 75
    Data de inscrição : 18/06/2009

    A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar Empty Re: A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar

    Mensagem  casainho Dom Mar 07, 2010 10:54 am

    Creio que isso partiu só mesmo com as forças que fui fazendo... já desde o início que tive o problema da corrente me saltar e nunca soube o porquê... quem sabe se não seria por causa dessa parte ser frágil e empenar com as forças...

    Ontem à noite comecei a ouvir uns barulhos até que me apercebi que essa parte estava a raspar ligeiramente no quadro... e hoje com a luz do dia ao andar, verifiquei então que tinha lá umas rachadelas. Ainda assim precisava e fui à baixa de cidade, e quando estava de regresso, tentei dar um pequeno salto sobre uma abertura no piso da estrada e quando a bicicleta tocou novamente no piso, aquilo partiu e empenou tudo...
    dsg
    dsg


    Mensagens : 111
    Data de inscrição : 10/09/2009
    Localização : LX

    A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar Empty Re: A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar

    Mensagem  dsg Seg Mar 08, 2010 11:00 am

    eu ja parti um chainring da campy.mas o crank tava na boa.
    Santos
    Santos


    Mensagens : 21
    Data de inscrição : 26/02/2010
    Idade : 46
    Localização : Faro

    A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar Empty Re: A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar

    Mensagem  Santos Seg Mar 08, 2010 5:18 pm

    casainho escreveu:Após vários meses de utilizar diariamente a bicicleta, partiu uma parte (que não sei o nome):

    A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar 4413270899_1f1bd29717

    A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar 4416252235_749074bcf2_o

    Basicamente nunca mais mexi na bicicleta, é sempre a andar e é fixe porque dá menos problemas e custos quando comparando com a minha antiga de estrada.

    iiii... affraid é igual á minha.... tenho de me por a pau!
    casainho
    casainho


    Mensagens : 75
    Data de inscrição : 18/06/2009

    A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar Empty Re: A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar

    Mensagem  casainho Seg Mar 22, 2010 6:53 pm

    Comprei a pedaleira na RCicla e foi preciso alargar a corrente e mudar o centro pedaleiro:

    A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar 4456030136_b62edd215a

    O mecânico de uma loja local disse-me que aquilo deve ter partido porque eu tinha mudado o prato para o outro lado e por isso tudo ficou mais frágil... e acredito que sim.

    Nisto tudo o que menos gostei foi o facto de ter agora mais 4 dentes à frente, a bicicleta está mais pesada, fica mais difícil acelerar/desacelerar/bloquear.
    joão
    joão


    Mensagens : 949
    Data de inscrição : 21/12/2008
    Idade : 40
    Localização : aveiro.barna.paris

    A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar Empty Re: A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar

    Mensagem  joão Ter Mar 23, 2010 2:42 am

    poe mais um dente atras
    Santos
    Santos


    Mensagens : 21
    Data de inscrição : 26/02/2010
    Idade : 46
    Localização : Faro

    A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar Empty Re: A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar

    Mensagem  Santos Ter Mar 23, 2010 3:33 am

    Eu tambem já mudei a pedaleira... agora tenho uma da campagnolos ficou fixe afro
    avatar
    Adamastor


    Mensagens : 40
    Data de inscrição : 18/12/2009
    Localização : Porto

    A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar Empty Re: A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar

    Mensagem  Adamastor Ter Mar 23, 2010 7:27 am

    Que relação tens actualmente?
    casainho
    casainho


    Mensagens : 75
    Data de inscrição : 18/06/2009

    A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar Empty Re: A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar

    Mensagem  casainho Ter Mar 23, 2010 7:44 am

    Adamastor escreveu:Que relação tens actualmente?
    Antes, 42 frente e 19 atrás. Agora, 46 frente, 19 atrás.
    avatar
    Adamastor


    Mensagens : 40
    Data de inscrição : 18/12/2009
    Localização : Porto

    A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar Empty Re: A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar

    Mensagem  Adamastor Ter Mar 23, 2010 7:46 am

    Ainda assim mais leve que a minha ehehe tenho mesmo de arranjar um lockring para ter uma relação mais leve...
    casainho
    casainho


    Mensagens : 75
    Data de inscrição : 18/06/2009

    A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar Empty Re: A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar

    Mensagem  casainho Ter Mar 23, 2010 7:49 am

    Adamastor escreveu:Ainda assim mais leve que a minha ehehe tenho mesmo de arranjar um lockring para ter uma relação mais leve...
    Como faço deslocações curtas, e na cidade tenho de andar a arrancar(acelerar) e desacelerar, prefiro algo leve e também conseguir segurar muito bem a bicicleta. Também quanto mais leve, mais devagar ando, logo mais seguro.

    Conteúdo patrocinado


    A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar Empty Re: A minha primeira fixed -- transformação de uma bicicleta antiga Órbita Salutar

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom maio 19, 2024 3:05 am