Finalmente acabei a primeira fase de decapagem/polimento do quadro NORTA que, quando me chegou às mãos, vinha com um aspecto quase de ferro velho.
Curiosidades, etc:
- é um quadro de estrada de 1982, com 56cm (c-c) X 56cm (c-c tt), com lugs e dropouts SHIMANO.
- a NORTA era uma marca de bicicletas Belga, pelo que consegui apurar, que se eclipsou poucos anos depois de ter iniciado. Devem existir muito poucos NORTA ainda em circulação. Descobri um site que parece ter alguma coisa a ver com bicicletas com o mesmo nome, tentei contactá-los mas não obtive resposta. O 'headbadge' original da NORTA parece ter sido este - http://www.monocromatica.com/fez/bikeparts/NORTA/NORTA.jpg. ainda ponderei mandar fazer uma réplica, mas sei lá quanto poderia custar... e será que valeria a pena uma vez que não iria na realidade recuperar o quadro para a função original?
- fabrico integralmente japonês, aço TANGE 1 ou 2 (não consegui saber ao certo porque informações sobre a NORTA praticamente não existem)
- é um quadro extremamente leve para o tamanho (cerca de 2150g, equivalente ao Columbus SP segundo este site: http://italiancyclingjournal.blogspot.com/2007/11/columbus-steel-tubing-for-frame.html), sendo um aço (Cro-Mo) ao que consta, não muito caro na altura. O Tange Prestige era o mais caro.
- o formato do tubo vertical, tubo diagonal, e das escoras do selim são AERO, isto é, espalmadas no centro para maior aerodinâmica
- o garfo - que ainda não acabei de limpar - é Tange 1.L também aero, o que leva a crer que o quadro também será Tange 1 (mais leve que Tange 2 e mais pesado que Tange Prestige). pelo menos eram os aços mais usados nos anos 80'. o garfo pesa cerca de 890g (tubo com 20cm). dropouts também SHIMANO.
- os dropouts ainda têm os tensores, que funcionam
- o aperto integrado do selim já não vinha com o parafuso, tive que arranjar um da SUNTOUR com QR (que custou os olhos da cara), e tem de margem de aperto cerca de 16mm, que é o espaço que é preciso para apertar o espigão.
- a rosca do BB shell é inglesa e está em aparente bom estado
- consegui arranjar autocolantes da Tange no ebay (não foram baratos) do aço da altura e outros. infelizmente não do Tange 1, que penso ser o aço certo.
- custou, quadro+garfo já com portes, 70 euros. ebay, olarilas.
Falta agora limpar e dar duas ou três demãos de verniz acrílico em spray, para proteger da corrosão e das pancadas. Uma vez que também não consegui arrancar todos os pedaços dos passadores de cabos do BB shell e os restos da tinta original mais recônditos (azul água), estou a pensar pintar o lug na cor em que vou pintar o garfo (vermelho). Logo se vê se valerá a pena ou não.
As peças que lhe vou enfiar vão ser quase todas de origem japonesa, salvo uma ou outra excepção, para tentar ser fiel à alma do quadro. Originalmente, segundo o vendedor, estaria equipado com o grupo Shimano 600AX (AERO), mas não valia a pena, a meu ver, recuperar tudo isso para fazer dele o quadro de estrada que devia ter sido. Paciência, outros mais merecedores virão.
Lista dos componentes escolhidos já a seguir.
Última edição por The Caped Crusader em Ter Abr 06, 2010 5:18 pm, editado 3 vez(es)