fixed gear portugal

FIXED GEAR PORTUGAL


    Vintage 1982 NORTA aero road frame - fixed gear conversion

    Compartilhe

    The Caped Crusader

    Mensagens : 329
    Data de inscrição : 27/11/2009

    Vintage 1982 NORTA aero road frame - fixed gear conversion

    Mensagem  The Caped Crusader em Seg Abr 05, 2010 6:12 pm





    Finalmente acabei a primeira fase de decapagem/polimento do quadro NORTA que, quando me chegou às mãos, vinha com um aspecto quase de ferro velho.

    Curiosidades, etc:

    - é um quadro de estrada de 1982, com 56cm (c-c) X 56cm (c-c tt), com lugs e dropouts SHIMANO.

    - a NORTA era uma marca de bicicletas Belga, pelo que consegui apurar, que se eclipsou poucos anos depois de ter iniciado. Devem existir muito poucos NORTA ainda em circulação. Descobri um site que parece ter alguma coisa a ver com bicicletas com o mesmo nome, tentei contactá-los mas não obtive resposta. O 'headbadge' original da NORTA parece ter sido este - http://www.monocromatica.com/fez/bikeparts/NORTA/NORTA.jpg. ainda ponderei mandar fazer uma réplica, mas sei lá quanto poderia custar... e será que valeria a pena uma vez que não iria na realidade recuperar o quadro para a função original?

    - fabrico integralmente japonês, aço TANGE 1 ou 2 (não consegui saber ao certo porque informações sobre a NORTA praticamente não existem)

    - é um quadro extremamente leve para o tamanho (cerca de 2150g, equivalente ao Columbus SP segundo este site: http://italiancyclingjournal.blogspot.com/2007/11/columbus-steel-tubing-for-frame.html), sendo um aço (Cro-Mo) ao que consta, não muito caro na altura. O Tange Prestige era o mais caro.

    - o formato do tubo vertical, tubo diagonal, e das escoras do selim são AERO, isto é, espalmadas no centro para maior aerodinâmica

    - o garfo - que ainda não acabei de limpar - é Tange 1.L também aero, o que leva a crer que o quadro também será Tange 1 (mais leve que Tange 2 e mais pesado que Tange Prestige). pelo menos eram os aços mais usados nos anos 80'. o garfo pesa cerca de 890g (tubo com 20cm). dropouts também SHIMANO.

    - os dropouts ainda têm os tensores, que funcionam

    - o aperto integrado do selim já não vinha com o parafuso, tive que arranjar um da SUNTOUR com QR (que custou os olhos da cara), e tem de margem de aperto cerca de 16mm, que é o espaço que é preciso para apertar o espigão.

    - a rosca do BB shell é inglesa e está em aparente bom estado

    - consegui arranjar autocolantes da Tange no ebay (não foram baratos) do aço da altura e outros. infelizmente não do Tange 1, que penso ser o aço certo.

    - custou, quadro+garfo já com portes, 70 euros. ebay, olarilas.



    Falta agora limpar e dar duas ou três demãos de verniz acrílico em spray, para proteger da corrosão e das pancadas. Uma vez que também não consegui arrancar todos os pedaços dos passadores de cabos do BB shell e os restos da tinta original mais recônditos (azul água), estou a pensar pintar o lug na cor em que vou pintar o garfo (vermelho). Logo se vê se valerá a pena ou não.

    As peças que lhe vou enfiar vão ser quase todas de origem japonesa, salvo uma ou outra excepção, para tentar ser fiel à alma do quadro. Originalmente, segundo o vendedor, estaria equipado com o grupo Shimano 600AX (AERO), mas não valia a pena, a meu ver, recuperar tudo isso para fazer dele o quadro de estrada que devia ter sido. Paciência, outros mais merecedores virão.

    Lista dos componentes escolhidos já a seguir.


    Última edição por The Caped Crusader em Ter Abr 06, 2010 5:18 pm, editado 3 vez(es)

    The Caped Crusader

    Mensagens : 329
    Data de inscrição : 27/11/2009

    Re: Vintage 1982 NORTA aero road frame - fixed gear conversion

    Mensagem  The Caped Crusader em Seg Abr 05, 2010 6:18 pm

    Notabikelifestyle, eu sei que as fotos não mostram grande merda, mas diz lá o que achas disto Smile

    8+ horas de trabalho a decapar, lixar e polir. mas acho que o gajo mereceu o esforço. agora vamos ver se aguenta com tudo o que lhe vou atirar para cima (incluindo eu próprio)

    ainda pensei fazer dele uma 'beater bike' quando vi as fotos e o preço final, mas afeiçoei-me tanto ao gajo que lhe vou oferecer uns componentes catitas lá da terra dele (mesmo tendo sendo vendido aos belgas assim que foi parido...), tipo estes:

    DECIDIDOS/COMPRADOS
    =================

    • HANDLEBAR NITTO B201 25.4 (SILVER POLISHED)
    • HANDLEBAR TAPE DEDACCIAI (RED)
    • STEM SUNTOUR QUILL VINTAGE 22.2 (SILVER POLISHED)
    • CHAIN IZUMI TRACK (SILVER)
    • CRANKS SUNTOUR 172.5 (SILVER)
    • CHAINRING SHIMANO DURA-ACE TEAM MONGOOSE 40T 1/8"
    • CHAINRING NO BRAND ALLOY BOLTS (ANO GOLD)
    • SEATPOST SHIMANO DURA-ACE AERO 26.8 NOS (SILVER POLISHED)
    • SADDLE SELLE ITALIA XO (RED)
    • INTEGRATED SEAT TUBE QR BOLT SUNTOUR 8MM NOS (SILVER POLISHED)
    • PEDALS ODYSSEY TRAIL MIX 9/16" (GOLD)
    • PEDAL STRAPS HANDWORKS (YELLOW)
    • 1ST FRONT WHEEL: RIM FIR ARES 30MM PROFILE 32H (SILVER POLISHED) RADIAL LACED TO CAMPAGNOLO MIRAGE HUB (SILVER POLISHED) W/ QR SKEWER CAMPAGNOLO
    • 2ND FRONT WHEEL: RIM MAVIC CXP33 32H (BLACK) RADIAL LACED TO SUNRINGLÉ ECO HUB (BLACK) W/ QR SKEWER BRAND-X (RED)
    • REAR WHEEL: RIM VELOCITY DEEP-V 32H (RED) 3X LACED TO GRAN COMPE DOUBLE-FIXED HUB (BLACK)
    • COG SHIMANO DURA-ACE 15T 1/8"
    • LOCKRING SHIMANO DURA-ACE 1.29" 29TPI

    AINDA NÃO DECIDIDOS/COMPRADOS
    =========================

    • BOTTOM BRACKET TANGE/SHIMANO
    • HEADSET TANGE SEIKI 1" (SILVER)
    • TYRE FRONT VITTORIA ZAFFIRO 700X23C (RED/BLACK)
    • TYRE REAR CONTINENTAL ULTRA SPORT 700X28C (BLACK/BLACK)
    • BRAKE HANDLE TEKTRO RM4 ALLOY (BLACK)
    • BRAKE FRONT DIA COMPE BRS300 ??


    Última edição por The Caped Crusader em Ter Abr 06, 2010 4:22 am, editado 1 vez(es)

    dsg

    Mensagens : 111
    Data de inscrição : 10/09/2009
    Localização : LX

    Re: Vintage 1982 NORTA aero road frame - fixed gear conversion

    Mensagem  dsg em Seg Abr 05, 2010 7:36 pm

    gosto bue de como ta esse quadro.
    gosto bue do aspecto raw.
    ate a pouco tempo inda tinha em casa um quadro que tava a preparar para esse efeito mas depois vendi.
    da é uma ganda trabalheira lixar isso tudo,
    se arranjar um quadro bacano acho que vou mandar decapar que é mais facil.

    The Caped Crusader

    Mensagens : 329
    Data de inscrição : 27/11/2009

    Re: Vintage 1982 NORTA aero road frame - fixed gear conversion

    Mensagem  The Caped Crusader em Ter Abr 06, 2010 4:11 am

    dsg escreveu:gosto bue de como ta esse quadro.
    gosto bue do aspecto raw.
    ate a pouco tempo inda tinha em casa um quadro que tava a preparar para esse efeito mas depois vendi.
    da é uma ganda trabalheira lixar isso tudo,
    se arranjar um quadro bacano acho que vou mandar decapar que é mais facil.

    a parte do decapar nem dá muito trabalho, decapante químico pra cima e deixa-se actuar. agora a parte de lixar e polir uniformemente sim, é um trabalho de paciência. não usei luvas e dei cabo dos dedos todos, mas com luvas não conseguia chegar com a folha da lixa a certos sítios... não se pode ter tudo.

    e não acredito que mandando fazer fora, alguém faça o trabalho com o mesmo gosto e empenho sem levar uma nota por isso... não sei. se tiveres tempo, faz mesmo tu. até porque a satisfação do trabalho feito é impagável.

    fc

    Mensagens : 96
    Data de inscrição : 03/11/2009

    Re: Vintage 1982 NORTA aero road frame - fixed gear conversion

    Mensagem  fc em Ter Abr 06, 2010 4:17 am

    Ficou mesmo muito bom, quando olhei as fotos à primeira até pensei que estava cromado.

    sotokai

    Mensagens : 327
    Data de inscrição : 16/09/2009
    Localização : lisboa

    Re: Vintage 1982 NORTA aero road frame - fixed gear conversion

    Mensagem  sotokai em Ter Abr 06, 2010 4:30 am

    acho que ficava mesmo bem manter o quadro assim e dar-lhe só verniz, achas que não aguentava?

    The Caped Crusader

    Mensagens : 329
    Data de inscrição : 27/11/2009

    Re: Vintage 1982 NORTA aero road frame - fixed gear conversion

    Mensagem  The Caped Crusader em Ter Abr 06, 2010 6:20 am

    sotokai escreveu:acho que ficava mesmo bem manter o quadro assim e dar-lhe só verniz, achas que não aguentava?

    sim, é isso mesmo. o verniz acrílico que comprei é incolor. vai levar pelo menos três camadas disto.

    sotokai

    Mensagens : 327
    Data de inscrição : 16/09/2009
    Localização : lisboa

    Re: Vintage 1982 NORTA aero road frame - fixed gear conversion

    Mensagem  sotokai em Ter Abr 06, 2010 7:08 am

    mas vais dar em spray ou a pincel?

    The Caped Crusader

    Mensagens : 329
    Data de inscrição : 27/11/2009

    Re: Vintage 1982 NORTA aero road frame - fixed gear conversion

    Mensagem  The Caped Crusader em Ter Abr 06, 2010 8:08 am

    spray, para tentar que não fique com marcas nenhumas

    The Caped Crusader

    Mensagens : 329
    Data de inscrição : 27/11/2009

    Re: Vintage 1982 NORTA aero road frame - fixed gear conversion

    Mensagem  The Caped Crusader em Ter Abr 06, 2010 4:32 pm

    decidi pintar o BB shell porque com os restos dos passadores de cabos ficou um bocado merdoso, com aspecto assassinado. o resultado com uma demão de tinta de esmalte vermelha é este:





    limitei-me ao lug à volta do BB shell. usei um pincel merdoso e nem sequer meti fita a limitar a zona. foi mesmo à animal, mas não ficou mau. amanhã dou mais uma demão para tentar tapar o máximo dos restos dos passadores e pronto. dou por terminada esta fase.
    depois vou passar à camada de acrílico incolor.

    RaTaMaCue

    Mensagens : 116
    Data de inscrição : 29/07/2009
    Localização : Olissipo

    Re: Vintage 1982 NORTA aero road frame - fixed gear conversion

    Mensagem  RaTaMaCue em Ter Abr 06, 2010 5:21 pm

    Boa, tou a gostar de ver! Cool

    The Caped Crusader

    Mensagens : 329
    Data de inscrição : 27/11/2009

    Re: Vintage 1982 NORTA aero road frame - fixed gear conversion

    Mensagem  The Caped Crusader em Ter Abr 06, 2010 5:45 pm

    os pormenores amarelados não são ferrugem, mas sim a liga de cobre/latão/estanho que é usada nas soldaduras. a ferrugem foi toda retirada do quadro.

    dsg

    Mensagens : 111
    Data de inscrição : 10/09/2009
    Localização : LX

    Re: Vintage 1982 NORTA aero road frame - fixed gear conversion

    Mensagem  dsg em Ter Abr 06, 2010 6:29 pm

    eu o quadro que que tinha tambem lixei toda a mao quase.nem usei decapante.usei uma escova de aço no berbequim e a maioria saltou logo e ficou com um aspecto nice.
    a parte lixada de lixar(lol) é nas unioes que ai teve mesmo de ser com a lixa e mta paciencia mas deu gozo yah.

    The Caped Crusader

    Mensagens : 329
    Data de inscrição : 27/11/2009

    Re: Vintage 1982 NORTA aero road frame - fixed gear conversion

    Mensagem  The Caped Crusader em Ter Abr 06, 2010 6:44 pm

    parece que a roda de trás vai mas é ser uma EERO da H+SON, vamos ver!

    The Caped Crusader

    Mensagens : 329
    Data de inscrição : 27/11/2009

    Re: Vintage 1982 NORTA aero road frame - fixed gear conversion

    Mensagem  The Caped Crusader em Qui Abr 08, 2010 10:43 am

    primeira prendinha para o quadro:



    SHIMANO DURA-ACE AERO SEATPOST 26.8 *NOS*

    The Caped Crusader

    Mensagens : 329
    Data de inscrição : 27/11/2009

    Re: Vintage 1982 NORTA aero road frame - fixed gear conversion

    Mensagem  The Caped Crusader em Qui Abr 08, 2010 10:46 am

    e joão, as tuas (ex)cranks suntour estão a ficar irreconhecíveis pá Smile parecem novas!

    vitins

    Mensagens : 60
    Data de inscrição : 19/01/2009

    Re: Vintage 1982 NORTA aero road frame - fixed gear conversion

    Mensagem  vitins em Dom Abr 11, 2010 3:02 pm

    ola caped!
    olha era so pra te dizer que ja montei duas bike pra pessoal que me pediu os quadro sem tinta e como tu fizes te, e mesmo com 3 camadas de verniz aquilo ganha ferrugem!!
    um deles voltou passados uns meses com um furo pra arranjar e ja se notava bue ferrugem por todo o quadro mas ate tava com um aspecto louco, tipo uma linhas fininhas tipo raizes e como o gajo curtia do efeito ( a cor condizia com o brooks dele) por isso nao tive que fazer nada. no outro. . . . .um granda pesadelo!! a ferrum apareceu maas em manchas, e tive que LIXAR TUDO OUTRA VEZ o que com 3 camadas de verniz, foi BUE de trabalho!! o gajo depois levou o quadro e mandou cromar.
    a serio, fica bue de louco quando acabas de lixar, mas acho que vais ter bue trabalho para o manter assim. se fosse a ti da lhe pouquinho verniz, e a medida que a ferrugem for aparecendo, porque vai aparecer, vai lixando e dando mais verniz!! se deres bue verniz. . . . .mais trabalho!!
    o toque do bottom bracket ficou bonito!

    joão

    Mensagens : 949
    Data de inscrição : 21/12/2008
    Idade : 32
    Localização : aveiro.barna.paris

    Re: Vintage 1982 NORTA aero road frame - fixed gear conversion

    Mensagem  joão em Dom Abr 11, 2010 3:18 pm

    The Caped Crusader escreveu:e joão, as tuas (ex)cranks suntour estão a ficar irreconhecíveis pá :) parecem novas!

    o que lhes fizeste?

    Notabike!aLIFESTYLE!

    Mensagens : 221
    Data de inscrição : 04/04/2009

    Re: Vintage 1982 NORTA aero road frame - fixed gear conversion

    Mensagem  Notabike!aLIFESTYLE! em Dom Abr 11, 2010 4:33 pm

    está com muito bom aspecto.deve é ter dado uma trabalheira, mas valeu o esforço.segue é o conselho do vitins ou pede a alguém para o cromar. Wink

    The Caped Crusader

    Mensagens : 329
    Data de inscrição : 27/11/2009

    Re: Vintage 1982 NORTA aero road frame - fixed gear conversion

    Mensagem  The Caped Crusader em Dom Abr 11, 2010 4:41 pm

    vitins escreveu:ola caped!
    olha era so pra te dizer que ja montei duas bike pra pessoal que me pediu os quadro sem tinta e como tu fizes te, e mesmo com 3 camadas de verniz aquilo ganha ferrugem!!
    um deles voltou passados uns meses com um furo pra arranjar e ja se notava bue ferrugem por todo o quadro mas ate tava com um aspecto louco, tipo uma linhas fininhas tipo raizes e como o gajo curtia do efeito ( a cor condizia com o brooks dele) por isso nao tive que fazer nada. no outro. . . . .um granda pesadelo!! a ferrum apareceu maas em manchas, e tive que LIXAR TUDO OUTRA VEZ o que com 3 camadas de verniz, foi BUE de trabalho!! o gajo depois levou o quadro e mandou cromar.
    a serio, fica bue de louco quando acabas de lixar, mas acho que vais ter bue trabalho para o manter assim. se fosse a ti da lhe pouquinho verniz, e a medida que a ferrugem for aparecendo, porque vai aparecer, vai lixando e dando mais verniz!! se deres bue verniz. . . . .mais trabalho!!
    o toque do bottom bracket ficou bonito!

    mesmo com clear coat acrílico, várias camadas e aparece verniz? mas essa merda é possível?! é que os gajos dizem especificamente que é para proteger da humidade e corrosão! se isso acontecer posso processar a empresa que fez o produto ou não?

    vou pensar nisso... obrigado por partilhares a tua experiência.

    joão escreveu:
    The Caped Crusader escreveu:e joão, as tuas (ex)cranks suntour estão a ficar irreconhecíveis pá Smile parecem novas!

    o que lhes fizeste?

    lixei-as e depois poli. estão mais claras e com aspecto de novas. depois tiro umas fotos para mostrar.

    acho que vou investir num daqueles acessórios para o berbequim, com boinas de lã para polir metais.


    Notabike!aLIFESTYLE! escreveu:está com muito bom aspecto.deve é ter dado uma trabalheira, mas valeu o esforço.segue é o conselho do vitins ou pede a alguém para o cromar. Wink

    Sim, deves imaginar que deu... andei uma semana a tossir pó metálico e com os dedos todos assassinados. mas valeu a pena claro, agora parece um quadro digno de um gajo andar com ele na rua. e se antes não estava pensar gastar muito dinheiro em componentes, agora até já larguei 50 euros por um seatpost dura-ace ahah! o quadro merece... só é pena não conseguir arranjar os decals originais da marca...

    vou seguir o conselho do vitins, e vou talvez aconselhar-me melhor sobre outros produtos. agora mandar cromar é que não posso... fica caríssimo

    joão

    Mensagens : 949
    Data de inscrição : 21/12/2008
    Idade : 32
    Localização : aveiro.barna.paris

    Re: Vintage 1982 NORTA aero road frame - fixed gear conversion

    Mensagem  joão em Dom Abr 11, 2010 4:49 pm

    para dares verniz bem dado tens de estar num ambiente seco e limpar o quadro o melhor possivel. tipo, nem lhe podes tocar com os dedos para não deixar gordura. não vais ter problema nenhum, quase de certeza...de qualquer forma, mesmo que apareçam alguns pontos de ferrugem serão sempre superficiais e basta ires limpando. até fica fixe.

    Notabike!aLIFESTYLE!

    Mensagens : 221
    Data de inscrição : 04/04/2009

    Re: Vintage 1982 NORTA aero road frame - fixed gear conversion

    Mensagem  Notabike!aLIFESTYLE! em Dom Abr 11, 2010 4:58 pm

    pois sinceramente não sei em quanto fica cromar...mas deve ser mais caro teres que comprar depois um kit selim e punhos da brooks...! Razz

    The Caped Crusader

    Mensagens : 329
    Data de inscrição : 27/11/2009

    Re: Vintage 1982 NORTA aero road frame - fixed gear conversion

    Mensagem  The Caped Crusader em Dom Abr 11, 2010 5:02 pm

    Notabike!aLIFESTYLE! escreveu:pois sinceramente não sei em quanto fica cromar...mas deve ser mais caro teres que comprar depois um kit selim e punhos da brooks...! Razz

    brooks? nah, isso é para betinhos! o selim é selle italia e os punhos vão ser bar tape da deda Smile

    joão

    Mensagens : 949
    Data de inscrição : 21/12/2008
    Idade : 32
    Localização : aveiro.barna.paris

    Re: Vintage 1982 NORTA aero road frame - fixed gear conversion

    Mensagem  joão em Dom Abr 11, 2010 5:04 pm

    ^ahahaha brooks é pa betinhos?

    The Caped Crusader

    Mensagens : 329
    Data de inscrição : 27/11/2009

    Re: Vintage 1982 NORTA aero road frame - fixed gear conversion

    Mensagem  The Caped Crusader em Dom Abr 11, 2010 5:11 pm

    joão escreveu:^ahahaha brooks é pa betinhos?

    claro que não, era uma provocaçãozinha... mas se formos a ver pelos preços malucos que os gajos cobram pelas coisas, secalhar sim. é preciso um gajo ser um betinho rico para comprar tudo o que a brooks vende.

    Conteúdo patrocinado

    Re: Vintage 1982 NORTA aero road frame - fixed gear conversion

    Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 3:23 pm


      Data/hora atual: Dom Dez 04, 2016 3:23 pm