fixed gear portugal

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
fixed gear portugal

FIXED GEAR PORTUGAL


+5
dsg
brt
fc
joão
Jazz
9 participantes

    Altis para transformar em fixie

    sotokai
    sotokai


    Mensagens : 327
    Data de inscrição : 16/09/2009
    Localização : lisboa

    Altis para transformar em fixie - Página 2 Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  sotokai Sex Fev 12, 2010 10:30 am

    ha dropouts mais compridos do que outros, mas normalmente será 2 ou 3 tamanhos de cog diferentes. Do género, na melhor das hipóteses, tendo um 17 de um lado no outro poderás conseguir ter 20...
    avatar
    brt


    Mensagens : 151
    Data de inscrição : 15/09/2009

    Altis para transformar em fixie - Página 2 Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  brt Sex Fev 12, 2010 10:32 am

    pois, n sei se dá a mesma corrente :s não sei por falta de experiencia msm, mas também gostava de saber, porque era so por uma 20 no outro lado do meu flip flop e ficava assim
    avatar
    fc


    Mensagens : 96
    Data de inscrição : 03/11/2009

    Altis para transformar em fixie - Página 2 Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  fc Sex Fev 12, 2010 10:38 am

    Jazz escreveu:

    Sabem-me dizer qual é a diferença máxima que posso conseguir com aqueles drop-outs entre as cogs dos dois lados do cubo sem ter de mudar o comprimento da corrente nem o prato?


    tenta este link http://www.machinehead-software.co.uk/bike/chain_length/chain_length_calculator.html
    joão
    joão


    Mensagens : 949
    Data de inscrição : 21/12/2008
    Idade : 39
    Localização : aveiro.barna.paris

    Altis para transformar em fixie - Página 2 Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  joão Sex Fev 12, 2010 10:48 am

    bem, como tens dropouts virados para a frente, é possivel que dê tendo num dos casos o cubo o maximo atras possivel e no outro quase a cair (lol). mas para ser sincero, acho que só vais conseguir saber isso testando..podes testar com a roda que tens actualmente se a encurtares. sem passar pelo desviador montas no cog de 20 com o cubo no inicio do dropout e depois, testas se consegues ter a corrente esticada com o cog de 17. apesar de a corrente nao ficar direita, da pa teres uma ideia se o dropout é comprido o suficiente
    avatar
    Jazz


    Mensagens : 20
    Data de inscrição : 11/02/2010
    Localização : Invicta

    Altis para transformar em fixie - Página 2 Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  Jazz Sex Fev 12, 2010 11:47 am

    fc, obrigado por mais um link altamente, vou experimentar isso quando chegar a casa.

    joao, vou fazer mesmo isso, experimentar com a corrente e ver até onde posso ir. Tenho de deixar um pouco de folga atrás para quando a corrente esticar e à frente para não ficar sem roda a meio do caminho. Cool
    joão
    joão


    Mensagens : 949
    Data de inscrição : 21/12/2008
    Idade : 39
    Localização : aveiro.barna.paris

    Altis para transformar em fixie - Página 2 Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  joão Sex Fev 12, 2010 11:50 am

    ok meu, testa. mas olha que nao convem nada teres folga na corrente, o problema é esse. convem que bata certo! mas logo ves, depois posta aqui os resultados
    sotokai
    sotokai


    Mensagens : 327
    Data de inscrição : 16/09/2009
    Localização : lisboa

    Altis para transformar em fixie - Página 2 Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  sotokai Sex Fev 12, 2010 12:02 pm

    eu neste momento tenho 17 de um lado e 19 no outro e fica a meio do dropout. Penso que 20 ainda deve caber e os meus dropouts não são dos mais compridos.
    avatar
    RaTaMaCue


    Mensagens : 116
    Data de inscrição : 29/07/2009
    Localização : Olissipo

    Altis para transformar em fixie - Página 2 Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  RaTaMaCue Sáb Fev 13, 2010 3:11 am

    mas... se tens essas subidas todas... e não queres ficar a suar porque é que não manténs as mudanças na bicla? Essa fica para as tuas deslocações acidentadas e arranjas outra (esta fixed) para... olha para o que for conveniente! Não vejo problema nenhum em ter várias biclas cada uma optimizada para o seu papel. Cool
    avatar
    Jazz


    Mensagens : 20
    Data de inscrição : 11/02/2010
    Localização : Invicta

    Altis para transformar em fixie - Página 2 Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  Jazz Sáb Fev 13, 2010 4:15 am

    Ainda não tive tempo de testar a corrente, vou ver se consigo fazer isso amanhã, hoje trabalho o dia todo.

    RaTaMaCue, isso é uma boa pergunta. O problema é que a minha arrecadação já não suporta mais biclas! Smile Está lá a da minha namorada, a minha de btt, a minha de btt singlespeed e esta! Já quase nem entro lá dentro. E esta queria que fosse fixie, acho que consigo fazer tudo numa destas, só ainda não encontrei a relação ideal.
    avatar
    Jazz


    Mensagens : 20
    Data de inscrição : 11/02/2010
    Localização : Invicta

    Altis para transformar em fixie - Página 2 Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  Jazz Dom Fev 14, 2010 11:20 am

    Já estive a ver quantos dentes poderia ter de diferença.

    Experimentei, com o mesmo comprimento de corrente, com 16T, 18T e 21T e parece-me que dá sem problema pelo menos 3 a 4 dentes de diferença. Por cada 2 dentes a corrente precisa aproximadamente de mais 1 cm. O dropout tem mais ou menos 4 cm, por isso acho que posso ter 18 dum lado e 20 ou 21 do outro, sem ter de estar a aproximar muito a roda dos extremos do dropout. Com 18 e 21 acho que me safava bem. Vendo que dá esta diferença toda até me pús a pensar se não poderia pôr um de 16 ou 17, mas acho que me fico pelo de 18.


    Aqui vão algumas fotos:

    Sempre com 42T à frente. Não apertei a corrente, por isso ela aparece com folga, mas dá para ver uma posição aproximada da roda com os diferentes carretos atrás.

    Com 21T:

    Altis para transformar em fixie - Página 2 DSC01924

    Altis para transformar em fixie - Página 2 DSC01925


    Com 18T:

    Altis para transformar em fixie - Página 2 DSC01928

    Altis para transformar em fixie - Página 2 DSC01929


    Com 16T:

    Altis para transformar em fixie - Página 2 DSC01926

    Altis para transformar em fixie - Página 2 DSC01927


    O drop-out tem mais de 3,5cm de comprimento:

    Altis para transformar em fixie - Página 2 DSC01932


    A distância entre drop-outs dá 137cm:

    Altis para transformar em fixie - Página 2 DSC01930


    Aproveitei e coloquei o selim original da bicicleta:

    Altis para transformar em fixie - Página 2 DSC01933

    Altis para transformar em fixie - Página 2 DSC01934


    Não pude usar o programa que o fc recomendou, porque em casa tenho macs. Mas medi a chainstay length (acho que é isso) e dá-me, com segurança, 42cm no mínimo e 44cm no máximo. Isto já a deixar alguma folga atrás e à frente do drop-out.



    O que acham? Consigo colocar 3 dentes de diferença?


    Obrigado a todos pelos imensos posts a ajudar-me.
    avatar
    fc


    Mensagens : 96
    Data de inscrição : 03/11/2009

    Altis para transformar em fixie - Página 2 Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  fc Seg Fev 15, 2010 3:06 am

    como já disse antes, se usares corrente de half links ainda tens mais margem. Os teus drop outs são "horizontais"
    avatar
    Jazz


    Mensagens : 20
    Data de inscrição : 11/02/2010
    Localização : Invicta

    Altis para transformar em fixie - Página 2 Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  Jazz Seg Fev 15, 2010 5:59 am

    A corrente vai ser de half-links, igual à que uso na singlespeed. É esta:

    http://www.singlespeed.nl/catalog/product_info.php?cPath=35_34&products_id=420


    Mas então, achas que dá para pôr 18 dum lado e 22 do outro? Em princípio será assim que vou colocar.
    avatar
    fc


    Mensagens : 96
    Data de inscrição : 03/11/2009

    Altis para transformar em fixie - Página 2 Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  fc Seg Fev 15, 2010 6:27 am

    Jazz escreveu:A corrente vai ser de half-links, igual à que uso na singlespeed. É esta:

    http://www.singlespeed.nl/catalog/product_info.php?cPath=35_34&products_id=420


    Mas então, achas que dá para pôr 18 dum lado e 22 do outro? Em princípio será assim que vou colocar.


    Também uso uma corrente dessas. Não conhecia a loja, tem portes gratuitos para Portugal a partir de que valor?
    Eu acho que vais conseguir meter a corrente numa dimensão que com o cog de 18 fica mesmo encostado ao quadro e com o de 22 quase a cair do dropout. Convém o de 18 ficar o mais perto do quadro possível mas não totalmente encostado porque é normal que a corrente com o desgaste ganhe alguma folga.
    avatar
    Jazz


    Mensagens : 20
    Data de inscrição : 11/02/2010
    Localização : Invicta

    Altis para transformar em fixie - Página 2 Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  Jazz Seg Fev 15, 2010 11:05 am

    Os portes sinceramente não sei, mas vou ver.

    A loja é porreira, o dono é 5 estrelas, costumo trocar mails com ele se tiver dúvidas em relação ao material. Além disso, arranja material que não está no site.

    Em relação às relações, se for como dizes, mais vale colocar 18 e 21, não queria que ficasse muito nos extremos.
    avatar
    Jazz


    Mensagens : 20
    Data de inscrição : 11/02/2010
    Localização : Invicta

    Altis para transformar em fixie - Página 2 Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  Jazz Ter Fev 16, 2010 2:16 pm

    Tenho uma dúvida. Como é que eu alinho a corrente se comprar um cubo fixed/fixed? Para a ss, basta colocar espaçadores, mas para estes cubos em que a cog é rosqueada, como é que eu alinho a corrente?

    Sei que tenho de procurar um cubo de 135mm, mas há mais algum parâmetro que tenho de ter em conta, para ter a certeza que consigo alinhar a corrente?
    R. Gamito
    R. Gamito


    Mensagens : 38
    Data de inscrição : 01/02/2010

    Altis para transformar em fixie - Página 2 Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  R. Gamito Qua Fev 17, 2010 5:00 pm

    Percebo as tuas dúvidas, verifiquei nas fotos o quadro é em aço ou ferro o que torna as escoras traseiras fléxiveis ao colocares o cubo para fixed, de certeza que este será mais curto do que o cubo de origem, mas a diferença será mínima.

    Por isso basta fechar ou forçar um pouco as escoras para dentro de maneira a que o cubo encaixe na perfeição, cuidado para não fechar demais pois irás tirar a resistência dos tubos se tiveres de voltar a trás.

    A respeito ao alinhamento da corrente cuidado com a diferença de andamentos pois podes não conseguir manter a corrente esticada.

    Boa sorte!!!
    joão
    joão


    Mensagens : 949
    Data de inscrição : 21/12/2008
    Idade : 39
    Localização : aveiro.barna.paris

    Altis para transformar em fixie - Página 2 Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  joão Qui Fev 18, 2010 1:20 am

    é mais facil usar umas anilhas do que ter 'cuidado para nao forçar', certo?
    dsg
    dsg


    Mensagens : 111
    Data de inscrição : 10/09/2009
    Localização : LX

    Altis para transformar em fixie - Página 2 Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  dsg Qui Fev 18, 2010 6:18 am

    joão escreveu:é mais facil usar umas anilhas do que ter 'cuidado para nao forçar', certo?

    e o eixo tera comprimento suficiente?
    joão
    joão


    Mensagens : 949
    Data de inscrição : 21/12/2008
    Idade : 39
    Localização : aveiro.barna.paris

    Altis para transformar em fixie - Página 2 Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  joão Qui Fev 18, 2010 8:09 am

    um cubo de 120mm costuma ter um eixo de 165 portanto suponho que sim, até porque, apesar de nao ser aconselhavel, uma porca enroscada so ate meio ja aperta o suficiente
    avatar
    Jazz


    Mensagens : 20
    Data de inscrição : 11/02/2010
    Localização : Invicta

    Altis para transformar em fixie - Página 2 Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  Jazz Qui Fev 18, 2010 10:51 am

    Então vou procurar por um cubo de 135mm, não?

    Já agora, estive a medir e acho que tenho de linha de corrente à volta de 43/44/45 mm. O prato exterior parece-me a 48mm e o interior a 41/42, é difºicil de medir com exactidão.

    Altis para transformar em fixie - Página 2 DSC01935

    Altis para transformar em fixie - Página 2 DSC01936

    Altis para transformar em fixie - Página 2 DSC01937

    Altis para transformar em fixie - Página 2 DSC01938

    Qualquer ajuste mais preciso, é possível fazê-lo com espaçadores ou anilhas?

    Eu queria um cubo prateado de 135mm, flip-flop double fixed, com 43/44mm de chain line, é isso? Alguém tem alguma ideia de onde mandar vir um?

    Já agora, alguém me sabe dizer que tamanho é que tenho de procurar para um avanço como o original desta bicicleta (partiu o original)?

    Queria alguma coisa como isto:

    Altis para transformar em fixie - Página 2 _MG_2528

    Alguém sabe?
    joão
    joão


    Mensagens : 949
    Data de inscrição : 21/12/2008
    Idade : 39
    Localização : aveiro.barna.paris

    Altis para transformar em fixie - Página 2 Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  joão Qui Fev 18, 2010 11:12 am

    bem, eu ja dei a minha opinião: monta um cubo normal de 120mm e adaptas com anilhas até os 135mm. para além de que arranjar um cubo de 135mm barato vai ser complicado, com a opção das anilhas podes alterar ligeiramente a chainline..o problema será provavelmente a enraiar a roda, porque num cubo double-fixed o aro deveria ser enraiado centrado com o corpo do hub. olha meu...nao sei! tou a pensar nisso enquanto escrevo e acho que o melhor acaba por ser montares o cubo centrado normalmente e para alinhar a corrente tens de jogar com o comprimento do eixo pedaleiro.

    em relação ao avanço, tenho dois para vender:


    GB biba 80mm por €15 mais portes (http://www.velosolo.co.uk/gbbiba.html)
    Altis para transformar em fixie - Página 2 DSCN3153

    ES de 90mm por 15€ mais portes
    Altis para transformar em fixie - Página 2 Dsc01739p
    avatar
    Jazz


    Mensagens : 20
    Data de inscrição : 11/02/2010
    Localização : Invicta

    Altis para transformar em fixie - Página 2 Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  Jazz Qui Fev 18, 2010 11:19 am

    Obrigado pela ajuda, isto é complicado.
    O meu medo é comprar um cubo e depois ficar com a corrente toda desalinhada e não a conseguir alinhar.

    Em relação ao avanço obrigado, é isso que ando à procura, mas queria mais comprido, a bicicleta não é bem do meu tamanho, queria compensar um pouco com o avanço. A medida deles é toda a mesma (quero dizer o diâmetro, para encaixar bem na forqueta)?
    joão
    joão


    Mensagens : 949
    Data de inscrição : 21/12/2008
    Idade : 39
    Localização : aveiro.barna.paris

    Altis para transformar em fixie - Página 2 Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  joão Qui Fev 18, 2010 11:25 am

    Jazz escreveu:Obrigado pela ajuda, isto é complicado.
    O meu medo é comprar um cubo e depois ficar com a corrente toda desalinhada e não a conseguir alinhar.

    Em relação ao avanço obrigado, é isso que ando à procura, mas queria mais comprido, a bicicleta não é bem do meu tamanho, queria compensar um pouco com o avanço. A medida deles é toda a mesma (quero dizer o diâmetro, para encaixar bem na forqueta)?

    yes, são os dois de 1"
    avatar
    Jazz


    Mensagens : 20
    Data de inscrição : 11/02/2010
    Localização : Invicta

    Altis para transformar em fixie - Página 2 Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  Jazz Qui Fev 18, 2010 11:36 am

    Já agora, sem querer abusar, para o que eu quero, tenho de procurar 1", não é? Para aquela forqueta é essa a medida?
    joão
    joão


    Mensagens : 949
    Data de inscrição : 21/12/2008
    Idade : 39
    Localização : aveiro.barna.paris

    Altis para transformar em fixie - Página 2 Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  joão Qui Fev 18, 2010 11:41 am

    epa, por acaso nao sei bem. nas fotos nao é muito claro mas parece-me que tens um avanço ahead. ou seja, sem rosca. pode ser que tenhas um adaptador...vê se a caixa de direcção é de rosca ou mede o tubo da fork

    Conteúdo patrocinado


    Altis para transformar em fixie - Página 2 Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 8:21 pm