fixed gear portugal

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
fixed gear portugal

FIXED GEAR PORTUGAL


+5
dsg
brt
fc
joão
Jazz
9 participantes

    Altis para transformar em fixie

    avatar
    Jazz


    Mensagens : 20
    Data de inscrição : 11/02/2010
    Localização : Invicta

    Altis para transformar em fixie Empty Altis para transformar em fixie

    Mensagem  Jazz Qui Fev 11, 2010 11:07 am

    Olá a todos, sou novo neste fórum, embora já frequente alguns fóruns de ciclismo, como o fórumbtt e o singlespeedportugal.

    Tenho uma bicicleta Altis antiga do meu pai que me servirá de bike de transporte quando ando na cidade. No entanto, já sigo há algum tempo na net os sites e fóruns de fixies e gostava de transformar esta bicicleta numa fixie.

    Eu moro no Porto e para me deslocar tenho sempre de subir a Circunvalação ou a Avenida da Boavista desde cá de baixo, à beira do mar. Ora, são logo de início pelo menos 6 a 8 km a subir. Embora não suba muito, o declive faz com que, se usar uma relação do tipo 42x18, embora suba sem problemas, chego ao destino a suar e com ar de quem precisava de um banhito.

    Posto isto, precisava de uma relação para subir de para aí 42x24. Já andei a ver e era o que me dava mais jeito.

    Aqui é que gostava que me ajudassem.


    Eu pensei em colocar uma das duas opções:

    - Um cubo flip-flop, mas que fosse fixie-fixie e não fixie-roda livre.

    - Um cubo Sturmey Archer S3X.


    Não sei se há flip-flop fixie-fixie, alguém me pode dizer? Também não sei se o dropout é suficientemente comprido para conseguir dar tensão à corrente com um intervalo tão grande (de 18 para 23/24).

    Quanto ao S3X, parece-me o ideal para o que necessito. Três velocidades e fixie. Tenho pena é que tenha de manter um cabo.


    Outra dúvida que tenho é em relação ao tamanho do cubo que preciso. Alguém sabe?


    A bicicleta é esta:

    Altis para transformar em fixie DSC01915

    Altis para transformar em fixie DSC01916

    Altis para transformar em fixie DSC01917

    Altis para transformar em fixie DSC01918

    Altis para transformar em fixie DSC01923

    Altis para transformar em fixie DSC01919

    Altis para transformar em fixie DSC01920

    Altis para transformar em fixie DSC01921

    Altis para transformar em fixie DSC01922


    Desculpem a fiarada e engrenagens a mais para este fórum, mas é para ver se o pessoal tem a maior quantidade de informação possível para me poder ajudar.


    Muito obrigado pela ajuda!
    joão
    joão


    Mensagens : 949
    Data de inscrição : 21/12/2008
    Idade : 39
    Localização : aveiro.barna.paris

    Altis para transformar em fixie Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  joão Qui Fev 11, 2010 11:17 am

    gosto do descanso da tua bike. ahaha

    eu pessoalmente nao investiria num sturmey archer logo à partida. e sim, existem cubos para dois cogs fixos, um de cada lado.

    quando falas em tamanho do cubo, suponho que te refiras à largura e isso é basicamente ditado pela largura entre drop-outs do quadro. os cubos quase 100% das vezes vem montados para 120mm, mas não é nada que umas anilhas nao resolvam caso o teu quadro tenha 126 ou 130mm.

    42/24 parece-me demasiado leve...mas não sei. talvez alguem mais habituado a grandes subidas te possa ajudar.
    avatar
    Jazz


    Mensagens : 20
    Data de inscrição : 11/02/2010
    Localização : Invicta

    Altis para transformar em fixie Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  Jazz Qui Fev 11, 2010 11:26 am

    joão, obrigado pela resposta.

    Como é que vejo a largura entre drop-outs? É só medir a distância entre os dois, ou não é bem assim?

    24 é realmente leve, mas o meu problema é chegar ao destino a suar, por isso é que queria leve.

    Porque não gostas do sturmey?
    avatar
    fc


    Mensagens : 96
    Data de inscrição : 03/11/2009

    Altis para transformar em fixie Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  fc Qui Fev 11, 2010 11:48 am

    Se a questão da dimensão dos dropouts está relacionada com poderes "virar" a roda de 18 para 23/24 e usar a corrente com a mesma dimensão. Duvido que consigas, mas de qualquer forma se usares uma corrente de halflinks podes ter mais sorte porque dá um ajuste mais "delicado".
    Tal como o João também acho que a relação 42x24 é capaz de ser muito leve e se não te fizer suar na subida, quando fores a descer até cheira a refogado... eu neste momento estou a usar 42x15 em Lisboa e faço tranquilamente a avenida da Liberdade a subir. Mais leve do que 42/20 parece-me exagerado se o objectivo é usares a bicicleta como meio de transporte na cidade.
    joão
    joão


    Mensagens : 949
    Data de inscrição : 21/12/2008
    Idade : 39
    Localização : aveiro.barna.paris

    Altis para transformar em fixie Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  joão Qui Fev 11, 2010 11:58 am

    nao tenho nada contra os SA! alias, muito pelo contrario só que pessoalmente parece-me um investimento demasiado grande para uma primeira experiencia

    a distancia entre drop-outs mede-se paralelamente ao eixo do cubo, por dentro dos dropouts. ou seja, a espessura do proprio dropout nao conta

    o que o fc diz é verdade: se queres poder virar a roda e ter uma combinação mais 'normal', podes esquecer;)a diferença é demasiado grande e o dropout teria de ter 10cm! aahahah as fixed gear nao foram feitas para subir nem descer por isso, tens de contornar a subida. literalmente! se conseguires subir em zigzag, melhor. mas nao chegas ao trabalho fresco como quem acabou de sair do duche, isso de certeza!lol
    avatar
    Jazz


    Mensagens : 20
    Data de inscrição : 11/02/2010
    Localização : Invicta

    Altis para transformar em fixie Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  Jazz Qui Fev 11, 2010 12:45 pm

    Obrigado pela ajuda de ambos.

    Realmente com 24 e sempre a pedalar é leve demais.

    Qual acham que é a maior diferença que consigo com estes dropouts? 18-20? 18-21? 18-22?

    Por isso é que estava a apontar para o s3x, mas sinceramente nem sei onde o poderia comprar e por quanto.
    avatar
    fc


    Mensagens : 96
    Data de inscrição : 03/11/2009

    Altis para transformar em fixie Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  fc Qui Fev 11, 2010 2:11 pm

    Jazz escreveu:Obrigado pela ajuda de ambos.

    Realmente com 24 e sempre a pedalar é leve demais.

    Qual acham que é a maior diferença que consigo com estes dropouts? 18-20? 18-21? 18-22?

    Por isso é que estava a apontar para o s3x, mas sinceramente nem sei onde o poderia comprar e por quanto.

    vê este site http://software.bareknucklebrigade.com/rabbit.applet.html que mostra as variações com as relações. tenta arranjar uma que te pareça bem.
    a meu ver a forma mais simples é, a que velocidade me sinto confortável a descer. se for 30km/h com um relação de 42/24 tinhas que ir a 140rpm (já vais mesmo no redline), se fores com 42/20 já era 115rpm o que continua a ser um abuso mas mais suave.
    já que tens a bicicleta funcional podes tentar subir com ela numa relação que aches boa e na fixed meter um bocadinho mais pesada, porque a bicicleta vai ficar mais leve e é bastante mais fácil subir em fixed porque cada pedalada dá embalo para a próxima e como a transmissão é directa é também mais eficiente (tal como qualquer single speed). a fixed também te vai fazer ganhar forma rapidamente por nunca parares de pedalar.
    joão
    joão


    Mensagens : 949
    Data de inscrição : 21/12/2008
    Idade : 39
    Localização : aveiro.barna.paris

    Altis para transformar em fixie Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  joão Qui Fev 11, 2010 5:52 pm

    ^fc: a meu ver não é bem assim. a subir em fixed gear dificilmente vais 'embalar', só se fores numa cadencia muito acelerada o que no caso, nao lhe interessa. cadencia acelerada=suar. lol a cena em fixed a subir é que, a uma velocidade confortavel e sentado vais devagar e ha sempre um ponto da rotação dos pedais em que estás virtualmente parado! a nao ser que tenhas pedais spd e power para nao só empurrar para baixo o pedal da frente como tambem puxar para cima o pedal de tras. não sei se me faço entender..


    acho que neste caso vais sofrer com uma das limitações de uma bike fixed gear ou singlespeed. subir custa, apesar de com roda livre a descer é só ir sentado a assobiar;) acho que a melhor solução no teu caso é montares um cubo flip-flop. para o dia a dia, quando tens de subir e descer isso tudo usas freewheel, para curtires a andar em plano (ou a subir quando nao te importas de suar), fixed gear.
    avatar
    brt


    Mensagens : 151
    Data de inscrição : 15/09/2009

    Altis para transformar em fixie Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  brt Qui Fev 11, 2010 6:43 pm

    eu a subir faço muito isso de "puxar" para cima pelo strap, ajuda as vezes!
    avatar
    Jazz


    Mensagens : 20
    Data de inscrição : 11/02/2010
    Localização : Invicta

    Altis para transformar em fixie Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  Jazz Qui Fev 11, 2010 6:52 pm

    Mais uma vez obrigado a todos pela ajuda, tenho lido tudo com bastante atenção.

    Esta noite fui fazer um teste para ver como me portava com 42x18. Comecei na rotunda do castelo do queijo, subi a avenida da boavista toda, subi nossa senhora de fátima (a mais inclinada do percurso) e depois à direita até damião de góis. Faz-se bem mas sua-se. Mas também não estava à espera de outra coisa. Tenho de experimentar para a semana, levar uma muda de roupa e ver se me consigo pôr em condições sem tomar novo banho!

    Obrigado pela sugestão do flip-flop com roda livre. É capaz de ser uma boa opção, também. De início tinha posto isso de parte porque queria que fosse só fixie e porque já tenho uma ss, embora seja de btt.

    Acho que vou para o flip-flop, só estou na dúvida se com roda livre ou não e se com carretos diferentes ou não.
    joão
    joão


    Mensagens : 949
    Data de inscrição : 21/12/2008
    Idade : 39
    Localização : aveiro.barna.paris

    Altis para transformar em fixie Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  joão Qui Fev 11, 2010 6:52 pm

    brt escreveu:eu a subir faço muito isso de "puxar" para cima pelo strap, ajuda as vezes!

    isso é so quando tens uns straps espetaculares como os teus novos...;)
    avatar
    Jazz


    Mensagens : 20
    Data de inscrição : 11/02/2010
    Localização : Invicta

    Altis para transformar em fixie Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  Jazz Sex Fev 12, 2010 4:51 am

    Estive a ler num tópico aqui sobre as skid patches e há bastante diferença entre usar atrás número par ou impar. Vocês preocupam-se muito com isso?
    joão
    joão


    Mensagens : 949
    Data de inscrição : 21/12/2008
    Idade : 39
    Localização : aveiro.barna.paris

    Altis para transformar em fixie Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  joão Sex Fev 12, 2010 5:01 am

    eu não.
    avatar
    fc


    Mensagens : 96
    Data de inscrição : 03/11/2009

    Altis para transformar em fixie Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  fc Sex Fev 12, 2010 5:18 am

    Jazz escreveu:Estive a ler num tópico aqui sobre as skid patches e há bastante diferença entre usar atrás número par ou impar. Vocês preocupam-se muito com isso?

    Isso é uma treta, preocupa-te é em arranjar uma relação que te sintas confortável. Se não tens ainda cog e pedaleira podes com base no link que indiquei antes encontrar uma relação semelhante que tenha um número maior de skid patch. Mas na prática, e por isso é que digo que é uma treta, podes fazer algo tão simples como rodar a roda para outra posição. Tiras a corrente, fixas os cranks numa posição e rodas a roda dois dentes por exemplo... e embora tenhas o mesmo skid patch vais ter noutras posições o que de vai prolongar a duração do pneu.
    dsg
    dsg


    Mensagens : 111
    Data de inscrição : 10/09/2009
    Localização : LX

    Altis para transformar em fixie Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  dsg Sex Fev 12, 2010 6:23 am

    eu ate esta semana andava pelas belas ruas de lisboa com 42/20 e era fixe para as subidas e assim mas quando tinha que andar assim uns bons km era lixado.agr tou com 46/20 noto a diferença nas subidas mas torna se mais confortavel.
    e ja agora onde viste cogs de 24? eu o maximo que encontrei foi 22
    The Caped Crusader
    The Caped Crusader


    Mensagens : 329
    Data de inscrição : 27/11/2009

    Altis para transformar em fixie Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  The Caped Crusader Sex Fev 12, 2010 6:58 am

    dsg escreveu:eu ate esta semana andava pelas belas ruas de lisboa com 42/20 e era fixe para as subidas e assim mas quando tinha que andar assim uns bons km era lixado.agr tou com 46/20 noto a diferença nas subidas mas torna se mais confortavel.
    e ja agora onde viste cogs de 24? eu o maximo que encontrei foi 22

    46/20 ? isso parece-me um bocado de seca em plano e em subidas pouco inclinadas. eu ando com 49/18 e só mesmo a infante santo e a rua do alecrim é que dão luta.

    cogs fixos de 24 acho que não existem... ele deve estar a falar de cogs de carreto de estrada aproveitados para single-speed...
    dsg
    dsg


    Mensagens : 111
    Data de inscrição : 10/09/2009
    Localização : LX

    Altis para transformar em fixie Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  dsg Sex Fev 12, 2010 7:08 am

    eu moro aqui no bairro alto e com a minha relaçao anterior 42/20 subia a rua do alecrim na boa.agora com esta ainda nao tentei.e para mim é uma questao de habito.
    mas eu ja subi o bairro e a rua do alecrim ate mais de metade(ate onde tinha de virar) com 42/13
    joão
    joão


    Mensagens : 949
    Data de inscrição : 21/12/2008
    Idade : 39
    Localização : aveiro.barna.paris

    Altis para transformar em fixie Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  joão Sex Fev 12, 2010 7:10 am

    tb nunca vi 24 mas se essa foi a combinação que ele curtiu a subir, nao é dificil arranjar um correspondente
    joão
    joão


    Mensagens : 949
    Data de inscrição : 21/12/2008
    Idade : 39
    Localização : aveiro.barna.paris

    Altis para transformar em fixie Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  joão Sex Fev 12, 2010 7:11 am

    dsg escreveu:eu moro aqui no bairro alto e com a minha relaçao anterior 42/20 subia a rua do alecrim na boa.agora com esta ainda nao tentei.e para mim é uma questao de habito.
    mas eu ja subi o bairro e a rua do alecrim ate mais de metade(ate onde tinha de virar) com 42/13


    epa, se calhar até conseguias subir com 53/12 mas a questão aqui é se ele consegue fazer isso confortavelmente e sem chegar ao destino todo ensopado!
    The Caped Crusader
    The Caped Crusader


    Mensagens : 329
    Data de inscrição : 27/11/2009

    Altis para transformar em fixie Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  The Caped Crusader Sex Fev 12, 2010 7:42 am

    dsg escreveu:eu moro aqui no bairro alto e com a minha relaçao anterior 42/20 subia a rua do alecrim na boa.agora com esta ainda nao tentei.e para mim é uma questao de habito.
    mas eu ja subi o bairro e a rua do alecrim ate mais de metade(ate onde tinha de virar) com 42/13

    42/13?!?!? AH VALENTE!!! Shocked
    The Caped Crusader
    The Caped Crusader


    Mensagens : 329
    Data de inscrição : 27/11/2009

    Altis para transformar em fixie Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  The Caped Crusader Sex Fev 12, 2010 7:43 am

    joão escreveu:
    dsg escreveu:eu moro aqui no bairro alto e com a minha relaçao anterior 42/20 subia a rua do alecrim na boa.agora com esta ainda nao tentei.e para mim é uma questao de habito.
    mas eu ja subi o bairro e a rua do alecrim ate mais de metade(ate onde tinha de virar) com 42/13


    epa, se calhar até conseguias subir com 53/12 mas a questão aqui é se ele consegue fazer isso confortavelmente e sem chegar ao destino todo ensopado!

    53/12 já não acredito que alguém consiga. nem começando com balanço. impossível.
    dsg
    dsg


    Mensagens : 111
    Data de inscrição : 10/09/2009
    Localização : LX

    Altis para transformar em fixie Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  dsg Sex Fev 12, 2010 7:51 am

    joão escreveu:
    dsg escreveu:eu moro aqui no bairro alto e com a minha relaçao anterior 42/20 subia a rua do alecrim na boa.agora com esta ainda nao tentei.e para mim é uma questao de habito.
    mas eu ja subi o bairro e a rua do alecrim ate mais de metade(ate onde tinha de virar) com 42/13


    epa, se calhar até conseguias subir com 53/12 mas a questão aqui é se ele consegue fazer isso confortavelmente e sem chegar ao destino todo ensopado!

    eu tava a falar em relaçao ao que o caped disse.
    e alem disso o bairro sao subidas com alguma inclinaçao mas nao sao mto longas.nada que se compare com os 8km que ele disse que tinha de fazer.
    mas yah com a relaçao 42/20 a rua do alecrim era na boa.agora a que ele tem de fazer ja nao sei.mas depois para andar a direito nao é assim a melhor coisa do mundo pq tinha de pedalar bue.quando fui ate carcavelos a umas semanas atras ja tava farto de pedalar enquanto com uma relaçao mais pesada de certeza era mais facil.ja fiz ate paço de arcos com 42/13 e foi na bom e ja fiz belem/cais do sodre com 52/13 e é a direito tava msm na boa
    joão
    joão


    Mensagens : 949
    Data de inscrição : 21/12/2008
    Idade : 39
    Localização : aveiro.barna.paris

    Altis para transformar em fixie Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  joão Sex Fev 12, 2010 8:19 am

    sim, a direito só custa a começar...mesmo que seja com 100/10 ;)

    agora, como disse uns posts mais acima, acho que para a subida que ele quer fazer vai ser complicado arranjar uma combinação que nao seja estupida para andar em plano.
    dsg
    dsg


    Mensagens : 111
    Data de inscrição : 10/09/2009
    Localização : LX

    Altis para transformar em fixie Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  dsg Sex Fev 12, 2010 8:32 am

    yah.mas eu acho que com 42/20 para a subida é fixe.depois a direito se nao for fazer mtos kilometros tambem é na boa.e pode sempre por uma outra cog de 18 ou 16 quando for para andar a direito
    avatar
    Jazz


    Mensagens : 20
    Data de inscrição : 11/02/2010
    Localização : Invicta

    Altis para transformar em fixie Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  Jazz Sex Fev 12, 2010 10:03 am

    fc, o link é muito útil, obrigado pela dica.

    Eu não encontrei nenhuma cog de 24, estava só a perguntar se era possível pôr uma.

    As subidas eu faço na boa com 42x18, eu não queria era chegar ao destino a suar como um porco!

    Mas pelo que estive a ver ontem, se andar com 18 atrás nas descidas tenho de me conter. Ontem experimentei fazer o percurso de volta a casa sempre em 42x18 e sem parar de pedalar e nas descidas tenho de me conter, porque basta o rolar normal da bicicleta para acelarar. Por exemplo desço a avenida da boavista (que nem é nada inclinada) em 52x14 sem problema. Acho que o ponto de equilíbrio anda pelos 18/20. Se conseguir ter num flip-flop com 18 e 20 já desenrasca.

    Sabem-me dizer qual é a diferença máxima que posso conseguir com aqueles drop-outs entre as cogs dos dois lados do cubo sem ter de mudar o comprimento da corrente nem o prato?


    Mais uma vez agradeço a todos a ajuda que me têm dado.

    Conteúdo patrocinado


    Altis para transformar em fixie Empty Re: Altis para transformar em fixie

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 8:22 pm